2005-11-12

O Típico Português...e o "readwalking"

O Típico português é sem dúvida um inovador. Sempre à frente e sempre à procura de novas modalidades, sejam elas desportivas ou culturais, o típico português encontra sempre mais qualquer coisa para preencher o seu normalíssimo quotidiano.

O "readwalking" não é mais nem menos, como a tradução indica: caminhar a ler. A expressão fica melhor em inglês, porque como o típico tem veia de conquistador, utilizar uma língua "universal" percebe-se sempre melhor.

Mas do que se trata realmente o "readwalking"?
Principalmente praticado pelos fervorosos leitores de revistas e jornais diários, conquistando agora adeptos leitores de jornais gratuitos, o readwalking está em todo o lado. Na rua, no metro, nas estações,nos semáforos, nas escadas e até no automóvel...enfim cada um elege um local para o praticar.

As regras são simples: algo escrito na mão para ler e sempre a andar!! O objectivo: poupar tempo a fazer duas coisas, ler as críticas do jogo de futebol de ontem e pôr em dia as fofocas do jet-oito enquanto se anda, sempre, sempre a andar.

Como é que surgiu o "readwalking"? Muito simplesmente pelas sms recebidas no telé!! Já que as conseguimos ler em andamento por que não aplicar a outras leituras? - pensou o típico...

...mas não há bela sem senão! O "readwalking" pode ser perigoso para praticantes pouco experientes, como distrair-se e atravessar a rua sem o sinal verde para os peões, praticar em escadas sem ser escadas rolantes, ou causar nervoso miudinho para os não praticantes, como encontrar um praticante de "readwalking" um pouco mais lento e que impeça outros de progredir na sua marcha mais acelerada.

O que é certo é que o "readwalking" anda por aí a conquistar cada vez mais adeptos, e pode encontrar-se em qualquer lado a qualquer momento.

Algumas questões ficam no ar: será que os tabloídes tem assim tanto assunto de interesse para ler, que foi necessário para o típico criar uma modalidade própria? Ou os típicos portugueses já não tem assim tanto tempo para ler no almoço ou quando fazem um "intervalo para café e ler o jornal"? :-(